PnE 093 – Filme O Homem Bicentenário
Play • 1 hr 2 min
Agora que já falamos do conto, está na hora de falarmos sobre o filme “O Homem Bicentenário”. Se você já assistiu essa história infinitas vezes na TV, vem com a gente! Nesse episódio, Domenica Mendes, Paulo Vinicius, Thiago Cordel e Amanda Barreiro batem um papo sobre o que rolou nessa adaptação que marcou várias gerações, mas […]
mimimidias em prosa
mimimidias em prosa
mimimidias
039 - como ser "dark" a 40ºc?, com malfeitona e sebastianismos
Hoje estamos recebendo a Malfeitona, tatuadora fantástica, pesquisadora e criadora de conteúdo, e Sebastian - músico fantástico e, também, produtor de conteúdo - para conversamos sobre TROPICAL DARKZÊRA. De um lado o carnaval, o tamborzão batendo debaixo do sol e gente suada pulando e dançando ao lado do carro de som. A palmeira ao longe, com pássaros coloridos, roupas ainda mais coloridas, com penas e bastante calor - aquele calor de 40º entre praias, praças, bares e piscinas. É samba, é pagode, é batidão. Do outro lado as roupas pretas, pulseiras de spikes e coturno. Uma imagem medieval de cavaleiros, com espadas e armaduras no inverno nórdico. Música pesada, com guitarras distorcidas, vocal gutural e às vezes até um copse paint cabuloso na cara com tintas em preto e branco, escorrendo num visual sombrio por entre os cabelos longos. Essas criaturas trevosas existem no Brasil, mas algo nessa ideia de ser trevoso e tropical parece não se encaixar direito… ainda há espaço para trabalharmos no conceito de "ser dark" no Brasil, fazer do "dark" algo mais nosso, que faça sentido nesse nosso contexto latino, complexo, tropical, festeiro e... quente. Daí fica essa pergunta: como é possível ser tropical darkzêra? -- Conheça e acompanhe a Malfeitona: https://www.instagram.com/malfeitona/ https://twitter.com/malfeitona https://apoia.se/malfeitona https://www.youtube.com/malfeitona http://www.malfeitona.com.br/ -- Conheça e acompanhe o Sebastián: https://www.instagram.com/sebastianismos/ https://twitter.com/sebastianismos https://www.youtube.com/c/sebastianismos https://apoia.se/sebastianismos -- Nosso canal: https://www.youtube.com/mimimidias Redes sociais do mimimidias: https://twitter.com/mimimidias/ https://instagram.com/canalmimimidias/ https://www.facebook.com/canalmimimidias/ Vem falar com a gente: https://twitter.com/claramatheus https://twitter.com/leo_bos https://twitter.com/tavosmm
1 hr 30 min
Podcast Cinem(ação)
Podcast Cinem(ação)
Podcast Cinem(ação)
#402: Pieces of a Woman / Uma Noite em Miami
Pieces of a Woman (Netflix) e Uma Noite em Miami (Prime Video) chegaram com qualidade e profundidade nos serviços de streaming e na corrida das premiações. Será que vem Oscar por aí? Tanto o filme do húngaro Kornél Mundruczó quanto o da atriz e diretora Regina King são adaptações teatrais que merecem nossa atenção. Rafael Arinelli e Daniel Cury recebem Ieda Marcondes (crítica e jornalista) e Clara Lima (Canal Claquete) para discutir diversos pontos dos dois filmes. Sobre Pieces of a Woman, tem conversa sobre parto humanizado, a cena inicial em plano-sequência, as ondas dramáticas do filme, o fato de ser “monótono” (no bom sentido), os personagens da mãe da Martha e do marido dela, a representação narcisista da mãe da protagonista, decisões do roteiro sobre o terceiro ato e a cena final, e claro, as atuações! Depois, sobre Uma Noite em Miami, discutimos o pano de fundo teatral, a forma como os personagens de Cassius Clay, Jim Brown, Sam Cooke e Malcolm X se fazem na trama, a alfinetada em Green Book, a vulnerabilidade com que Malcolm X é retratado, e a maneira como o texto é didático. Tem até referência á última ceia de Jesus e ao Big Brother Brasil! Vem com a gente que o bate-papo ficou demais. Participe do nosso grupo no Telegram: https://t.me/cinemacao  05m38: Repercussão 13m53: Pauta Principal 1h36m19: Plano Detalhe 1h46m59: Encerramento Ouça nosso Podcast também no: iTunes: http://bit.ly/itunes-cinemacao Deezer: http://bit.ly/deezer-cinemacao Spotify: http://bit.ly/spotify-cinemacao Google Podcast: http://bit.ly/cinemacao-google Agradecimentos aos patrões e padrinhos: • Aaron Holsberg • Anna Caroline Foltran • Charles Calisto Souza • Diego Lima • Fernando Abreu Gontijo • Fernando Silva • Flavia Sanches • Gabriela Angerami • Gabriela Pastori • Guilherme Arinelli • Gustavo Gomes • Gustavo Reinecken • Katia Barga • Leila Pereira Minetto • Luiz Villela • Thierre Zulzke Penteado Fale Conosco: • Email: contato@cinemacao.com • Facebook: aqui • Twitter: aqui • Instagram: aqui Contribua com o Cinem(ação) Com um valor a partir de R$1,00, você pode contribuir com o Cinem(ação)! Nós acreditamos que, para manter a produção de conteúdo de qualidade independente na internet, é preciso contar com a colaboração dos fãs e seguidores assíduos! Quanto mais dinheiro conseguirmos arrecadar, maior será nossa dedicação para melhorar os podcasts, tanto em quantidade quanto em qualidade! Venha fazer parte desse clube também! • Apoia.se do Cinem(ação) • Patreon do Cinem(ação) • Padrim do Cinem(ação) • PicPay do Cinem(ação) Plano Detalhe: • (Rafa): Série: Tales From The Loop • (Rafa): Série:O Povo Contra OJ Simpson • (Ieda): Filmes: The King of Comedy • (Ieda): Filmes: Dead Pigs • (Clara): Série: His Dark Materials • (Clara): Filme: A Festa de Formatura • (Dani): Livro:O Reformatório Nickel Edição: !SSOaí Design Estratégico Apoia.se: https://apoia.se/cinemacao See omnystudio.com/listener for privacy information.
1 hr 51 min
Fronteiras no Tempo
Fronteiras no Tempo
Portal Deviante
Fronteiras no Tempo #54 Mitos da escravização
Estamos de volta com o Fronteira no Tempo! E desta vez C. A. e Marcelo Beraba vão debater com vocês a respeito de alguns dos mitos que cercam o processo de escravização dos africanos ocorrido entre os séculos XVI e XIX. Diante de um tema bastante complexo as pesquisas historiográficas têm encontrado cada vez mais formas de entender as relações dentro do sistema escravista, porém, ainda são muitos os enganos e interpretações equivocadas povoando a nossa visão sobre este passado. Venham conosco em mais essa viagem ao pretérito, sempre de olho nas questões do presente em relação a este tema. Neste episódio: Entenda os significados da escravidão moderna e as diferenças entre regime e os que existiram em outras sociedades. Reflita sobre o processo de escravização como forma de criação de relações sociais, políticas e culturais no mundo moderno e contemporâneo. Entenda como se desenvolveram as pesquisas históricas, as principais interpretações e autores, e de que forma essas leituras sobre a escravidão moldaram nossa identidade nacional. Analise como a escravidão se relaciona com o desenvolvimento do sistema capitalista. Conheça o processo do tráfico negreiro e, ainda, as diferenças entre a escravidão que existia em África e a que foi sendo criada pela demanda europeia por mão-de-obra. Se surpreenda ao perceber como um sistema que terminou há tanto tempo ainda traz consequências graves para todo o conjunto da sociedade brasileira e, também, de todas as regiões que formavam o que hoje em dia conhecemos como mundo atlântico.
1 hr 41 min
Poranduba
Poranduba
Andriolli Costa
Poranduba 97 - Os Silêncios de Cidade Invisível
Bem-vindos à nossa Poranduba, o podcast do Colecionador de Sacis sobre as histórias fantásticas do folclore brasileiro. E no episódio de hoje faço uma reflexão sobre Cidade Invisível, série da Netflix de Carlos Saldanha, ponderando sobre as polêmicas que a obra se viu envolvida no que diz respeito à presença indígena, à opção por centrar a narrativa no Sudeste e a escolha de não mencionar religião mesmo quando estes elementos ficam gritantes na tela. O objetivo não é malhar a série ou dizer que ela não deveria existir, mas partilhar o desejo de que uma segunda temporada leve isso em consideração. Compre meu livro O Colecionador de Sacis e outros contos folclóricos Acesse o Consultoria Folclórica para saber mais sobre meus cursos, palestras e mentorias. Apresentação: Andriolli Costa Edição: Andriolli Costa Vinheta de Abertura: Danilo Vieira Battistini, do podcast O Contador de Histórias. Logo do podcast: Mauro Adriano Muller – Portfólio. Siga nossas redes sociais: Andriolli Costa: Facebook / Twitter / Instagram  Poranduba agora faz parte da rede Audiocosmo de Podcasts, do grupo Homo Literatus! Confira os outros programas da rede. ESTE PODCAST É PRODUZIDO GRAÇAS AOS APOIADORES DO PADRIM E DO PicPAy. APOIE VOCÊ TAMBÉM! Não deixe de conferir a campanha nova em catarse.me/saci. Agradecemos aos apoiadores: Ágatha Urzedo, Alex Mir, Ana Lucia ,Merege, André Vazzios,  Bruno Janoski, Bruno Moraes, Caio Geraldini, César Silva, Daiane Angoline, Daniel Burle, Daniel Medina, Demian Walendorff, Douglas Rainho, Euclides Vega, Erick Silva, Fernando Jackson, Fernnando Sussmann, Gabriel Quartin, Geoci Silva, Guilherme Kruger, Guilherme Passos, Gustavo Wendorf, Hosaná Dantas, Ian Fraser, Júlio Vieira, Karla Godoy,  Leandro Araújo, Lentes Cor de Rosa, Luiz Telles, Maico Wolfart, Mayara Lista, Marcos Nogas, Maurício Filho, Maurício Xavier, Matheus Abreu, Maycon Torres, Mickael Menegheti, Nilda Alcarinque, Pablo Melo, Pedro Scheffer, Rafael Joca Cardoso, Ricardo Santos, Rodrigo Cunha, Thomas Missfeldt, Tiago Chiavegatti, Vinicius Milhomem, Victor Nogueira, Vitorya Silveira, Waldeir Brito, Welma Reis, Ytallo Alcântara, Zé Wellington.
37 min
Search
Clear search
Close search
Google apps
Main menu