Mamilos
Mamilos
Nov 25, 2020
Mamilos Cultura #11: EP. Romaria - Perspectiva jovem na pandemia
Play • 7 min

Mamiletes e mamileiros, chegou mais um Mamilos Cultura no seu feed! Ju Wallauer e Cris Bartis escutaram e conversaram sobre o novo EP de Agnes Nunes, disponível no Spotify!

Só vem!

_____

VULT

O momento Vult no Mamilos Cultura está de volta, para aprofundar os olhares e as reflexões desse programa. E hoje a gente vai falar de representatividade!

Nem sempre a gente percebe o quanto personagens de filmes e novelas, campanhas publicitárias e até mesmo jornalistas da TV influenciam na nossa forma de ver ao mundo e a nós mesmos. Essa influência pode ser positiva, nos trazendo novas perspectivas e nos ensinando a ver o mundo para além dos nossos horizontes. Mas também pode ser problemática, reforçar preconceitos e estereótipos que já deveríamos ter nos livrado faz tempo. Quantas vezes a gente já não viu personagens negros que só estavam naquela história para ocupar posições subalternas, ter sua humanidade diminuída, ou servir como alívio cômico na situação? 

A representatividade que mais importa, é aquela que inspira as pessoas a acabar com o racismo estrutural na nossa sociedade. E nunca é demais! Quanto mais personagens, líderes, influenciadores e especialistas negros fazem parte do nosso dia a dia, mais aprendemos a nos entender enquanto sociedade plural, diversa e com muitas formas de saber e de se representar. Nosso desafio dessa semana é: conta pra gente uma campanha, um personagem ou uma liderança negra, que te inspirou em algum momento. E depois se desafie a ver um filme, ler um livro, ou mesmo assistir um vídeo, com representatividade!

Conheça mais sobre o movimento Uma beleza Inspira a Outra no YouTube da Vult!

_____

FALE CONOSCO

. Email: mamilos@b9.com.br

. Facebook: aqui

. Twitter: aqui

. Instagram: aqui

. LinkedIn: aqui

. Youtube: aqui

_____

CONTRIBUA COM O MAMILOS
Quem apoia o Mamilos ajuda a manter o podcast no ar e ainda recebe toda semana um apanhado das notícias mais quentes do jeito que só o Mamilos sabe fazer. É só R$9,90 por mês! Corre ler, quem assina tá recomendando pra todo mundo.

https://www.catarse.me/mamilos

_____

O Mamilos Cultura é uma produção do B9

Apresentação: Ju Wallauer e Cris Bartis
Coordenação geral: Carlos Merigo, Ju Wallauer e Cris Bartis
Produção: Alexandre Potascheff, Beatriz Fiorotto e Helen Menezes
Apoio à pauta e pesquisa: Jaqueline Costa e grande elenco
Edição: Mariana Leão com trilhas de Angie Lopez
Identidade visual: Lucas de Britto
Coordenação digital: Agê Barros, Pedro Strazza e Lucas de Brito e Hiago Vinícius
Atendimento e Comercialização: Rachel Casmala, Camila Mazza e Telma Zennaro

Rádio Escafandro
Rádio Escafandro
B9, Rádio Guarda-Chuva
20: Dos vinte centavos a Bolsonaro (REPRISE)
Em junho de 2013, o Movimento Passe Livre (MPL) iniciou uma série de protestos, em São Paulo, contra o aumento de vinte centavos nas tarifas de ônibus e metrô. Em pouco tempo, as manifestações ganharam uma dimensão inesperada. E mesmo depois de Estado e Prefeitura terem voltado atrás com o aumento, as ruas continuaram inflamadas por passeatas, numa ebulição popular inédita no país. As pautas se multiplicaram. O combate à corrupção e a demanda por melhores serviços públicos no geral passaram a engrossar o coro das ruas. Até que, no final de 2014, as cores das manifestações foram mudando. Um movimento que era essencialmente progressista ganhou ares nacionalistas, conservadores e anti-partidários. Grupos recém-criados, como o Movimento Brasil Livre (MBL) e Movimento Vem Pra Rua, passaram cooptar essa insatisfação popular difusa que culminaria no impeachment de Dilma Roussef. E que seria um dos vários fatores que colaboraram para a eleição do governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro. Como isso aconteceu? Como o Passe Livre conseguiu transformar uma pauta única num protesto nacional? Como grupos de direita, notadamente o Movimento Brasil Livre (MBL) se apropriaram das manifestações? Quem financiou esses grupos? Como a direita foi capaz de canalizar o sentimento de revolta e por que a esquerda não conseguiu retomar as ruas desde então? Ouça de graça no seu aplicativo de podcasts predileto! ***** – Colabore com a Rádio Escafandro e receba recompensas. Clique aqui. ***** – Entrevistados do episódio: Lucas Monteiro de Oliveira Historiador, professor e cofundador do Movimento Passe Livre, Marcio Moretto Doutor em ciências da computação, professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH-USP) e cocoordenador do Monitor do Debate Político no Meio Digital. Marina Amaral Jornalista, codiretora da Agência Pública de Jornalismo Investigativo. - Mergulhe mais fundo A nova roupa da direita (Agência Pública) Condenados por Moro, absolvidos pelo tribunal (Agência Pública) Movimento Passe Livre no Roda Viva – Ficha técnica: Produção, apresentação e edição: Tomás Chiaverini Trilha sonora original: Paulo Gama Mixagem: Vitor Coroa Captação de áudio em estúdio: João Puntoni
58 min
Durma com essa
Durma com essa
Nexo Jornal
Extratos da Semana 22.01.2021
O começo da campanha nacional de imunização contra a covid-19 no país. Os entraves para sua continuidade. A pressão sobre o governo Bolsonaro. A posse de Joe Biden nos Estados Unidos. O futuro incerto de Donald Trump. E mais. /// Link para as matérias citadas: O início embolado da vacinação nacional contra a covid-19 https://www.nexojornal.com.br/podcast/2021/01/18/O-in%C3%ADcio-embolado-da-vacina%C3%A7%C3%A3o-nacional-contra-a-covid-19 Como garantir que a vacinação iniciada no Brasil seja contínua https://www.nexojornal.com.br/expresso/2021/01/18/Como-garantir-que-a-vacina%C3%A7%C3%A3o-iniciada-no-Brasil-seja-cont%C3%ADnua Como China e Índia se tornaram um nó para a vacinação no Brasil https://www.nexojornal.com.br/expresso/2021/01/19/Como-China-e-%C3%8Dndia-se-tornaram-um-n%C3%B3-para-a-vacina%C3%A7%C3%A3o-no-Brasil Como a diplomacia brasileira paga seu preço na vacinação https://www.nexojornal.com.br/expresso/2021/01/20/Como-a-diplomacia-brasileira-paga-seu-pre%C3%A7o-na-vacina%C3%A7%C3%A3o Como a ineficácia do tratamento precoce expõe seus defensores https://www.nexojornal.com.br/expresso/2021/01/18/Como-a-inefic%C3%A1cia-do-tratamento-precoce-exp%C3%B5e-seus-defensores O governo Bolsonaro avariado, desmentido e preocupado https://www.nexojornal.com.br/podcast/2021/01/19/O-governo-Bolsonaro-avariado-desmentido-e-preocupado A crise contínua no fornecimento de oxigênio no Amazonas https://www.nexojornal.com.br/expresso/2021/01/20/A-crise-cont%C3%ADnua-no-fornecimento-de-oxig%C3%AAnio-no-Amazonas Como Aras mira governadores e poupa Bolsonaro na pandemia https://www.nexojornal.com.br/expresso/2021/01/21/Como-Aras-mira-governadores-e-poupa-Bolsonaro-na-pandemia Democracia contra o extremismo: o mote da posse de Joe Biden https://www.nexojornal.com.br/expresso/2021/01/20/Democracia-contra-o-extremismo-o-mote-da-posse-de-Joe-Biden O futuro de Donald Trump após seu governo chegar ao fim https://www.nexojornal.com.br/podcast/2021/01/20/O-futuro-de-Donald-Trump-ap%C3%B3s-seu-governo-chegar-ao-fim
7 min
More episodes
Search
Clear search
Close search
Google apps
Main menu