Episódio 128: A decisão da bancada do PT no Senado, o Twitter de Trump e as intervenções de Bolsonaro
Play • 47 min

Neste episódio, a companheira Natália Sena, da comissão executiva nacional do PT, fala sobre a decisão da bancada do PT no Senado de votar no candidato apoiado por Bolsonaro. Yuri Soares e Magnus Henri comentam os desdobramentos da decisão do Twitter e outras redes sociais de bloquear Donald Trump e o debate sobre a regulamentação das redes. E a companheira Ana Flávia, do DCE da UFERSA, trata das intervenções de Bolsonaro nas universidades e recente caso da UFPel.


Cursos da ELAHP: https://elahp.com.br/

Pulso Latino
Pulso Latino
Pulso Latino Podcast
#36 I Carnavais e Ritmos do Rio de la Plata
Voltamos neste 2021 atípico já em tempos – ou que seriam – de folia. E pra matar um pouco a saudade e viver essa nostalgia coletivamente, voltamos falando sobre música, ritmos e carnaval em Buenos Aires e na região do Rio de La Plata. Escolhemos três expressões culturais que trazem muito de suas raízes em cada toque e em cada dança: o candombe, expressão cultural afro presente em distintos países da América do Sul, que combina danças e atabaques; a murga, que incorpora elementos do candombe é o festejo carnavalesco mais comum nas ruas das cidades de distintas províncias argentinas e uruguaias; e, claro, o carnaval popular brasileiro que, longe de se limitar ao samba, incorpora ritmos, das marchinhas ao ijexá, dependendo da região do país onde se pula. Resgatamos o que há de comum em todas essas expressões culturais: as raízes e as resistências populares e a consequente perseguição e repressão que sofreram ao longo de sua história – e ainda sofrem, de alguma maneira –, por parte da polícia e do Estado. Para isso, resgatamos histórias e trajetórias que se convergem em Buenos Aires, onde nos encontramos e trocamos vivências e experiências com essas três manifestações culturais. Conversamos com Sandra Chagas, negra candombeira, ativista de direitos humanos dos afrodescendentes, afrodiaspórica lésbica e feminista; Julia Cavalcante, cantora, percussionista que dirige o CEMBRA (Centro de Estudios de la Música Brasileña) e o bloco carnavalesco de rua Cordão de Prata; e Pedro Díaz D'Antonio, murgueiro, bombista, que já integrou tradicionais murgas portenhas e da cidade de La Plata, Argentina. Introdução e Entrevista: Fernanda Paixão / Edição: Felipe Yamahata / Músicas: Coplas y Flores, de Murga Criolla /Audio de: Bloco Cordão de Prata https://bit.ly/2M4Xvyr e La Melaza Candombe https://bit.ly/3bqtqSR. Se você quer contribuir para que este projeto seja maior e melhor, conheça nossa vaquinha virtual: https://apoia.se/pulsolatinopodcast. Encontre o Pulso nas redes: Twitter: @PulsoLatinoCast / Facebook: Pulso Latino Podcast / Instagram: @pulsolatinocast / Mande um e-mail pra nós: pulsolatinocast@gmail.com
1 hr 22 min
Salvo Melhor Juízo
Salvo Melhor Juízo
Salvo Melhor Juízo
SMJ #100 - Gilmar Mendes
SMJ #100 – Gilmar Mendes Quase cinco anos após o lançamento, o Salvo Melhor Juízo chega ao seu centésimo episódio. Sendo um podcast que sempre teve interesse pelas abordagens da História do Direito, nada mais natural que o episódio comemorativo seja um depoimento de uma personagem central da cultura jurídica nacional. E nada mais justo que, eventualmente, esse episódio possa ser usado futuramente como fonte histórica para se entender esses turbulentos anos em que o Brasil se encontra. Nesse programa especial, trazemos uma entrevista exclusiva com o Ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes*. Falamos sobre sua formação acadêmica sob o Regime Militar, os debates político jurídicos que formaram sua compreensão sobre o Estado e o Direito Público. Conversamos sobre sua experiência no Poder Executivo como jurista, autor e técnico por trás de leis centrais no processo constitucional brasileiro, como a Lei da ADI, ADC e ADPF. Discutimos a importância de textos por ele traduzidos, como os de Konrad Hesse e Peter Haberle, bem como os destinos que as diversas doutrinas da efetividade constitucional tomaram, podendo ter originado fenômenos político-jurídicos de relevo como o Judiciarismo, o Tenentismo Togado e, obviamente, a Lava Jato.  Foi assunto o cenário político atual de pandemia e a atuação do STF, no sentido de frear “infecções oportunistas” e “eventuais feições autoritárias” manifestadas pelo Poder Executivo Federal. Não perca! =========== Comentários, sugestões, críticas: contatosalvomelhorjuizo@gmail.com Twitter: @SMJPodcast Facebook: www.facebook.com/salvomelhorjuizo/ Instagram: @salvomelhorjuizo Assine o Feed: feeds.feedburner.com/salvomelhorjuizo Compartilhe, divulgue, ajude-nos nesse projeto! Acesse o PADRIM do SMJ e contribua: www.padrim.com.br/salvomelhorjuizo ======== *Gilmar Ferreira Mendes é ministro do Supremo Tribunal Federal e professor de direito constitucional da Universidade de Brasília (UnB).
1 hr 13 min
Cara Pessoa
Cara Pessoa
Folha de S. Paulo
Migrar como questão de vida ou morte
Desde 2014, mais de 20 mil pessoas morreram afogadas no mar Mediterrâneo quando tentavam chegar na Europa para pedir asilo. Elas fugiam de guerras, perseguições, violações de direitos humanos e também da miséria. Em junho de 2019, a ativista Carola Rackete era capitã do SeaWatch3, navio de uma ONG alemã que resgatava pessoas à deriva naquelas águas. Salvou 53 pessoas e, depois de um impasse de semanas, desobedeceu às ordens da guarda costeira italiana e atracou no porto de Lampedusa. Os tripulantes que buscavam refúgio puderam desembarcar em segurança, mas Carola foi presa. Trata-se de um fenômeno que os pesquisadores têm chamado de crimes de solidariedade. O episódio ganhou projeção global e ilustra bem o atual impasse entre direitos humanos e política migratória no mundo, que hoje soma um recorde de 80 milhões de refugiados. Carola, que lança seu primeiro livro, "É Hora de Agir", enxerga a herança colonial, desigualdade global e a crise climática conectados na crise migratória iniciada em 2014. A diretora de programas da Conectas, Camila Asano, explica as regras que ordenam o acolhimento dessas pessoas no Brasil, que hoje tem uma fila de quase 188 mil solicitações de refúgio e mais de 58 mil refugiados reconhecidos —80% deles vindos da Venezuela. Uma delas é a psicóloga Merlina Saudade Ferreira, que chegou a Roraima com o marido e os dois filhos e enfrentou as dificuldades do trajeto, a xenofobia e, agora durante a pandemia, o desemprego.  Mas ela sabe que as coisas sempre podem ser mais complicadas: no seu trabalho voluntário de auxílio a outras pessoas em busca de refúgio no Brasil, ela está em contato com uma família de conterrâneos que deu de cara com a fronteira com o Brasil fechada, e ficou presa entre Letícia e Tabatinga, sem dinheiro nem coragem para voltar para trás. Durante a pandemia, o Brasil fechou suas fronteiras por terra e mar, impedindo os fluxos de migrantes em perigo, ainda que o país esteja aberto a turistas vindos de avião. Entidades criticam essa medida. O congolês Diganga Sikabaka Prosper, formado em relações internacionais, vive há oito anos no Brasil e aponta que, além da xenofobia, migrantes negros vindos da África ainda enfrentam por aqui o racismo. See omnystudio.com/listener for privacy information.
32 min
Legis-Ativo
Legis-Ativo
Estadão
Legis-Ativo | Resumo da semana: PEC da impunidade e PEC emergencial em discussão, Flordelis é afastada, STJ tem decisão que beneficia Flávio Bolsonaro no caso das “rachadinhas” e muito mais!
Está no ar mais uma edição do podcast do Legis-Ativo. Com apoio da Fundação Konrad Adenauer e do Movimento Voto Consciente, os cientistas políticos Humberto Dantas, Graziella Guiotti Testa e Vítor Oliveira debatem os temas que mais movimentaram o Legislativo nessa semana. Acompanhe as movimentações para a PEC da impunidade e a PEC emergencial; fique por dentro também do caso da deputada federal Flordelis (PSD-RJ), afastada pela Justiça do Rio de Janeiro; Flordelis responde a processo por ser a suposta mandante do homicídio do próprio marido. E, ainda, a decisão do STJ que beneficiou Flávio Bolsonaro nas investigações das “rachadinhas”; o preço do diesel; e Roberto Jefferson (PTB) atrás de Daniel Silveira para filiá-lo ao PTB, ainda que o deputado federal, até então do PSL, esteja preso após fazer apologia à ditadura militar e ao AI-5. Aperte o play e confira isso e muito mais! Lembrando que o nosso podcast também pode ser acompanhado nas plataformas de podcasts do Google e no Spotify, e nossos textos estão disponíveis aqui no blog do Legis-Ativo, no site da Mandato Ativo e da Legisla Brasil. Além disso, as análises e opiniões aqui contidas dizem respeito aos autores e não representam o posicionamento institucional das organizações apoiadoras, no caso, O Estado de São Paulo, a ONG Movimento Voto Consciente e a Fundação Konrad Adenauer.
1 hr 9 min
Pauta Pública | Agência Pública
Pauta Pública | Agência Pública
Agência Pública
11 | Meia Volta, Volver - Militares e Bolsonaro
Houve uma época, que agora parece muito distante, em que era raro termos uma declaração de um representante das Forças Armadas sobre algum assunto político. Um dos únicos que se prestava a tal era o então deputado Jair Bolsonaro, que dizia, por exemplo, que o problema da ditadura era ter matado pouco, entre outras coisas. Hoje, no governo do próprio Bolsonaro, os militares ocupam um número recorde de cargos e o silêncio foi trocado por falas, tuítes, vídeos de apoio, notas de repúdio e muito flerte com o passado que ainda não foi passado a limpo. Mas quem imagina que a situação é nova se engana. É o que nos conta o repórter Fábio Victor nesta edição do Pauta Pública, que fala como a ascensão dos militares aconteceu e aonde isso pode parar. Fábio, que trabalhou na revista piauí e na Folha de S.Paulo durante 20 anos, além de ter sido repórter especial e correspondente em Londres, traz ainda um panorama a partir da cobertura que faz do tema. Destacamos algumas reportagens que Fabio fez nos últimos anos, entre elas o célebre perfil do vice-presidente Hamilton Mourão na revista piauí, "O vice a cavalo". Além dessa, destacamos "Mal-estar na caserna", "História, volver", "Terra Desolada" e "Órfão de Moro, generais vivem sinuca com Bolsonaro". || Natália Viana apresenta um Personagem da Semana que ninguém nunca viu a cara, mas todo mundo já ouviu falar. || No Giro, saiba mais sobre os eventos de 10 anos da Pública. || Dicas Culturais no A Boa do Povo: > Andrea Dip: MIS Experience Leonardo da Vinci (https://mis-sp.org.br/mis-experience) > Thiago Domenici: Contrate Quem Luta (aplicativo) (contratequemluta.com/) > Fabio Vitor: Música "Um Frevo Feito Pra Pular Fevereiro" (PC Silva) (https://www.youtube.com/watch?v=WVRNYsoLGyE) e Livro "O Tradutor Cleptomaníaco" de Dezsö Kosztolányi (https://www.editora34.com.br/detalhe.asp?id=890) ||Dúvidas, desabafos, elogios (e mensagens espontâneas de carinho a Thiago Domenici): podcasts@apublica.org || O Pauta Pública faz parte da Rede Guarda Chuva de Podcasts. Este episódio utiliza áudios de Band, UOL, TV Brasil, TV Planalto e TV Cultura. ||Seja um aliado da Pública e receba o podcast na quinta: https://aliados.apublica.org/ ||||Dúvidas, desabafos, elogios (e mensagens espontâneas de carinho a Thiago Domenici): podcasts@apublica.org ||FICHA TÉCNICA|| Apresentação: Andrea Dip e Thiago Domenici || Produção: Ricardo Terto || Pauta e Roteiro: Andrea Dip, Ricardo Terto e Thiago Domenici || Roteiro e Apresentação Personagem da Semana: Natalia Viana || Edição e Mixagem Final: Ricardo Terto || Artes: Bruno Fonseca e Larissa Fernandes || Trilha original composta por Pedro Vituri e Capitão Foca ||
41 min
TV 247
TV 247
TV 247
Bom dia 247: Lula cresce e Ciro ameaça ir para Paris em 2022
Attuch, Florestan e Rodrigo debatem as principais notícias do dia, como a sinalização, feita por Ciro Gomes, de que seu inimigo é o PT – e não Bolsonaro. Apoie o 247 por Pix usando a chave pix@brasil247.com.br no aplicativo do seu banco e peça sua nota fiscal em contato@brasil247.com.br. Você pode assinar por Pix em bit.ly/pix247 0:00 Bom dia, boas vindas, com Samba 247, de Simone Guimarães 2:00 Attuch e Florestan falam sobre a experiência do 247 no Clubhouse 6:00 Florestan traz o tema da CPI da Covid 13:50 “Bolsonaro está fazendo política passando por cima de corpos”, diz Florestan Fernandes Júnior 19:30 “Reinaldo Azevedo vendeu ódio, ao criar a palavra petralha”, diz Rodrigo Vianna, que lembra o episódio em que se recusou a sentar ao lado dele. 38:00 “O Brasil precisa de lockdown e tem que parar de duas a três semanas”, diz Rodrigo 42:00 “Governadores precisam se unir em defesa da vida”, diz Florestan 49:00 Ciro e Florestan falam sobre a estratégia de Ciro 53:00 “O Ciro saiu da Arena, mas a Arena não saiu do Ciro Gomes” 55:00 “O discurso do Ciro está velho. Falar mal do Lula agora?”, questiona Florestan 1:00:00 Attuch fala sobre os dez anos e explica a assinatura por Pix Inscreva-se no nosso canal de vídeos curtos: http://bit.ly/cortes247​ O conhecimento liberta. Saiba mais em: http://bit.ly/ICL247​ Ao contrário da mídia corporativa, a TV 247 se financia por meio da sua própria comunidade. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Saiba como: • Cartão de crédito: https://bit.ly/VindiBrasil247​ • Boleto ou transferência bancária: enviar email para contato@brasil247.com.br • Seja membro no Youtube: https://www.youtube.com/brasil247/join​ • Transferência pelo Paypal: https://bit.ly/PayPalBrasil247​ • Financiamento coletivo pelo Vakinha: http://vaka.me/1391967​ • Financiamento coletivo pelo Catarse: https://www.catarse.me/brasil247​ • Financiamento coletivo pelo APOIA.se: https://apoia.se/brasil247​ • Financiamento coletivo pelo Patreon: https://www.patreon.com/brasil247​ Acesse o site Brasil 247, siga-nos no Twitter (https://bit.ly/TwitterBrasil247​), no Facebook (https://bit.ly/FacebookBrasil247​) e no Instagram (https://bit.ly/InstagramBrasil247/​). Conheça também nossa livraria (https://bit.ly/Livraria247​), receba a nossa newsletter (https://bit.ly/NewsletterBrasil247​) e ative o sininho para as notificações. • Geopolítica 247: https://www.facebook.com/geopolitica247​ • Entre no nosso canal do Telegram: https://t.me/brasil247oficial​ #brasil247​ © Copyright 2021 - Editora 247 LTDA. Proibida a reprodução sem autorização prévia.
2 hr 3 min
More episodes
Search
Clear search
Close search
Google apps
Main menu