ACISA Podcast
ACISA Podcast
Sep 9, 2022
4 dicas para tirar o melhor de equipes multigeracionais
Play • 6 min

Times com pessoas de diferentes idades são ótimos para as empresas, mas podem trazer desafios. Entenda como lidar da melhor forma.

Já não é novidade que quanto mais diverso for o ambiente de trabalho, melhor. Diferentes visões de mundo contribuem de inúmeras formas para o crescimento da empresa – e isso se aplica também às idades dos colaboradores e dos sócios. Antes de tudo, vale lembrar que, quando se pensa em gerações, não existe um consenso sobre a exatidão das datas que abrangem cada uma delas, mas uma divisão possível seria a seguinte: baby boomers (nascidos entre anos 1940 e 1960), geração X (de 1960 a 1980), geração Y ou millenials (de 1980 a 2000), geração Z (2000 a 2010) e geração alfa (a partir de 2010).

Cada uma destas gerações costuma ter características próprias, relacionadas aos contextos de cada época. "Estas pessoas com idades tão diferentes estão se encontrando no mercado de trabalho porque a expectativa de vida aumentou e a aposentadoria está demorando mais para acontecer. Temos de aprender a lidar com contextos de vida diferentes", afirma Esmeralda Queiroz, consultora do Sebrae-SP. "Antes, a passagem do tempo era menos dramática. Agora, com a velocidade do avanço tecnológico, muitas mudanças acontecem de uma década para outra".

Confira dicas para lidar com equipes multigeracionais no trabalho

More episodes
Search
Clear search
Close search
Google apps
Main menu