Você já teve dúvidas ao comprar essas bebidas? Muita gente não sabe o que significam as denominações. Nesse episódio, a professora Taís aproveita uma pequena confusão feita por Alexia para conversarem um pouquinho sobre as diferenças entre sucos, néctares e refrescos.
Será que dão no mesmo? Vem com a gente pra entender tudinho! ;)
Vocês poderão interagir com a gente através do Instagram (@jeniPAPO podcast) e e-mail (podcastjenipapo@gmail.com), enviando dúvidas, curiosidades, elogios e críticas. Será uma alegria essa troca com vocês.
Ah! Os links e referências que nos ajudaram no papo de hoje, estão na aqui abaixo, na descrição do episódio e no @jeniPAPOpodcast.
Obrigada por ouvir, até mais!
O episódio teve autoria da professora Taís Silva de Oliveira Brandão, e da graduanda Alexia dos Santos Oliveira. O episódio foi editado por Alexia dos Santos Oliveira.
Fontes que nos apoiaram neste episódio:
BRASIL. Instrução Normativa Nº 49, de 26 de setembro de 2018. Estabelece complementação dos Padrões de Identidade e Qualidade de Suco e Polpa de Fruta. Diário Oficial da União. Brasília, DF: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 2018.
BRASIL. Lei Nº 8.918, de 14 de julho de 1994. Dispõe sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas, autoriza a criação da Comissão Intersetorial de Bebidas e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, casa Civil, 1994.
BRASIL. Decreto Nº6.871, de 4 de junho de 2009. Regulamenta a Lei no 8.918, de 14 de julho de 1994, que dispõe sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas. Brasília, DF: Presidência da República, casa Civil, 2009.
BRASIL. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 19, DE 19 DE JUNHO DE 2013. Estabelece a complementação dos padrões de identidade e qualidade para as seguintes bebidas: refresco, refrigerante, bebida composta, chá pronto para consumo e soda. Diário Oficial da União. Brasília, DF: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 2013.
ZANINI, R. V.; MUNIZ, L. C.; SCHNEIDER, B. C.; TASSITANO, R. M.; FEITOSA, W. M. N; GONZÁLEZ-CHICA, D. A. Consumo diário de refrigerantes, doces e frituras em adolescentes do Nordeste brasileiro. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso), v. 18, p. 3739-3750, 2013.