Ontocast
Ontocast
Jan 15, 2021
#27 - Emancipação ou Barbárie
Play • 1 hr 32 min

Nesse episódio, Gabriel Carvalho (Ciências Sociais - UNIVASF), Frederico Lambertucci (Serviço Social - UFAL) e Hian Sousa (Filosofia - UFPA) recebem Isabel Loureiro, professora colaboradora da pós-graduação em política da Unicamp, para falar sobre Rosa Luxemburgo, sua vida política, os combates no interior da social-democracia, suas contribuições teóricas ao marxismo e a atualidade do seu pensamento para o movimento comunista.

Pulso Latino
Pulso Latino
Pulso Latino Podcast
#36 I Carnavais e Ritmos do Rio de la Plata
Voltamos neste 2021 atípico já em tempos – ou que seriam – de folia. E pra matar um pouco a saudade e viver essa nostalgia coletivamente, voltamos falando sobre música, ritmos e carnaval em Buenos Aires e na região do Rio de La Plata. Escolhemos três expressões culturais que trazem muito de suas raízes em cada toque e em cada dança: o candombe, expressão cultural afro presente em distintos países da América do Sul, que combina danças e atabaques; a murga, que incorpora elementos do candombe é o festejo carnavalesco mais comum nas ruas das cidades de distintas províncias argentinas e uruguaias; e, claro, o carnaval popular brasileiro que, longe de se limitar ao samba, incorpora ritmos, das marchinhas ao ijexá, dependendo da região do país onde se pula. Resgatamos o que há de comum em todas essas expressões culturais: as raízes e as resistências populares e a consequente perseguição e repressão que sofreram ao longo de sua história – e ainda sofrem, de alguma maneira –, por parte da polícia e do Estado. Para isso, resgatamos histórias e trajetórias que se convergem em Buenos Aires, onde nos encontramos e trocamos vivências e experiências com essas três manifestações culturais. Conversamos com Sandra Chagas, negra candombeira, ativista de direitos humanos dos afrodescendentes, afrodiaspórica lésbica e feminista; Julia Cavalcante, cantora, percussionista que dirige o CEMBRA (Centro de Estudios de la Música Brasileña) e o bloco carnavalesco de rua Cordão de Prata; e Pedro Díaz D'Antonio, murgueiro, bombista, que já integrou tradicionais murgas portenhas e da cidade de La Plata, Argentina. Introdução e Entrevista: Fernanda Paixão / Edição: Felipe Yamahata / Músicas: Coplas y Flores, de Murga Criolla /Audio de: Bloco Cordão de Prata https://bit.ly/2M4Xvyr e La Melaza Candombe https://bit.ly/3bqtqSR. Se você quer contribuir para que este projeto seja maior e melhor, conheça nossa vaquinha virtual: https://apoia.se/pulsolatinopodcast. Encontre o Pulso nas redes: Twitter: @PulsoLatinoCast / Facebook: Pulso Latino Podcast / Instagram: @pulsolatinocast / Mande um e-mail pra nós: pulsolatinocast@gmail.com
1 hr 22 min
Pistolando Podcast
Pistolando Podcast
pistolando
Pistolando #104 - BMF edition: Meu pé de batata lima
Ficha técnica Hosts: Thiago Corrêa e Leticia Dáquer Edição: Leticia Dáquer Capa: Leticia Dáquer Data da gravação: 21/02/2021 Data da publicação: 24/02/2021 Áudios utilizados na edição: Meus Caroços | Hora de Aventura | CN Tunes | Cartoon Network Olivia Newton-John - Physical (1981) Bom Leticia * Anexo ao Jardim Botânico, Curitiba ganhará mega Museu de História Natural (XV Curitiba, 13/02/2021) Thiago * Pneu furado em estrada do PI leva a descoberta de réptil inédito da Era Paleozoica (G1, 13/01/2021) * New Research Reveals Exercising One Arm Has Twice the Benefits (SciTechDaily, 02/01/2021) Mau Leticia * ‘Enough is enough’: South Mississippi man creates desk to keep children safe during school shootings (Fox8, 15/02/2021) Thiago * Girl Scouts rebuke Boy Scouts in escalating recruitment war (AP, 26/12/2020) * Child labor in palm oil industry tied to Girl Scout cookies (ABC News, 29/12/2020) Feio Leticia * You say potato, I say pota-TOE, let's call the Old Bill out! Woman phones police to report a 'human toe' sticking out of a muddy field, only to discover it's a SPUD (Daily Mail, 08/01/2021) * After Prosecutor Uses ‘The Shining' Photo in Court, Accused Bank Robber Gets New Trial (NBC Philadelphia, 19/01/2021) Thiago * Scam Alert! Over $ 500k Made By Selling 5G Repellent Lotion Online! (Reporting Hour, 04/05/2020) * Man spent £89 legally changing his name to Celine Dion after getting drunk watching her concert over Christmas (Manchester Evening News, 01/01/2021) Parceria com Veste Esquerda: Agora tem camiseta do Pistolando direto no site da Veste Esquerda! Mas o código de desconto PISTOLA10 dá 10% de desconto na sua compra da nossa e de outras camisetas maneiríssimas esquerdopatas! Parceria com Editora Boitempo: compre livros por esse link aqui pra gente ganhar uns trocados de comissão :) Esse podcast é produzido pelo Estopim Podcasts. Precisa de ajuda pra fazer o seu podcast? Chega mais, que a gente te ajuda. #MULHERESPODCASTERS Mulheres Podcasters é uma ação de iniciativa do Programa Ponto G, desenvolvida para divulgar o trabalho de mulheres na mídia podcast e mostrar para todo ouvinte que sempre existiram mulheres na comunidade de podcasts Brasil. O Pistolando apoia essa iniciativa. Apoie você também: compartilhe este programa com a hashtag #mulherespodcasters e nos ajude a promover a igualdade de gênero dentro da podosfera. Links do Pistolando www.pistolando.com contato@pistolando.com Twitter: @PistolandoPod Instagram: @PistolandoPod Apóie o Pistolando no Catarse, no Patreon e agora também no PicPay Descrição da capa: Foto de um terreno enlameado com algo que parece um dedão do pé de ser humano em meio a plantas e lama. No alto, à esquerda, a logo do Pistolando, branca. Ao lado, número e título do episódio. Embaixo, à esquerda, a logo do Estopim, também branca.
1 hr 35 min
Fronteiras no Tempo
Fronteiras no Tempo
Portal Deviante
Fronteiras no Tempo #54 Mitos da escravização
Estamos de volta com o Fronteira no Tempo! E desta vez C. A. e Marcelo Beraba vão debater com vocês a respeito de alguns dos mitos que cercam o processo de escravização dos africanos ocorrido entre os séculos XVI e XIX. Diante de um tema bastante complexo as pesquisas historiográficas têm encontrado cada vez mais formas de entender as relações dentro do sistema escravista, porém, ainda são muitos os enganos e interpretações equivocadas povoando a nossa visão sobre este passado. Venham conosco em mais essa viagem ao pretérito, sempre de olho nas questões do presente em relação a este tema. Neste episódio: Entenda os significados da escravidão moderna e as diferenças entre regime e os que existiram em outras sociedades. Reflita sobre o processo de escravização como forma de criação de relações sociais, políticas e culturais no mundo moderno e contemporâneo. Entenda como se desenvolveram as pesquisas históricas, as principais interpretações e autores, e de que forma essas leituras sobre a escravidão moldaram nossa identidade nacional. Analise como a escravidão se relaciona com o desenvolvimento do sistema capitalista. Conheça o processo do tráfico negreiro e, ainda, as diferenças entre a escravidão que existia em África e a que foi sendo criada pela demanda europeia por mão-de-obra. Se surpreenda ao perceber como um sistema que terminou há tanto tempo ainda traz consequências graves para todo o conjunto da sociedade brasileira e, também, de todas as regiões que formavam o que hoje em dia conhecemos como mundo atlântico.
1 hr 41 min
Salvo Melhor Juízo
Salvo Melhor Juízo
Salvo Melhor Juízo
SMJ #100 - Gilmar Mendes
SMJ #100 – Gilmar Mendes Quase cinco anos após o lançamento, o Salvo Melhor Juízo chega ao seu centésimo episódio. Sendo um podcast que sempre teve interesse pelas abordagens da História do Direito, nada mais natural que o episódio comemorativo seja um depoimento de uma personagem central da cultura jurídica nacional. E nada mais justo que, eventualmente, esse episódio possa ser usado futuramente como fonte histórica para se entender esses turbulentos anos em que o Brasil se encontra. Nesse programa especial, trazemos uma entrevista exclusiva com o Ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes*. Falamos sobre sua formação acadêmica sob o Regime Militar, os debates político jurídicos que formaram sua compreensão sobre o Estado e o Direito Público. Conversamos sobre sua experiência no Poder Executivo como jurista, autor e técnico por trás de leis centrais no processo constitucional brasileiro, como a Lei da ADI, ADC e ADPF. Discutimos a importância de textos por ele traduzidos, como os de Konrad Hesse e Peter Haberle, bem como os destinos que as diversas doutrinas da efetividade constitucional tomaram, podendo ter originado fenômenos político-jurídicos de relevo como o Judiciarismo, o Tenentismo Togado e, obviamente, a Lava Jato.  Foi assunto o cenário político atual de pandemia e a atuação do STF, no sentido de frear “infecções oportunistas” e “eventuais feições autoritárias” manifestadas pelo Poder Executivo Federal. Não perca! =========== Comentários, sugestões, críticas: contatosalvomelhorjuizo@gmail.com Twitter: @SMJPodcast Facebook: www.facebook.com/salvomelhorjuizo/ Instagram: @salvomelhorjuizo Assine o Feed: feeds.feedburner.com/salvomelhorjuizo Compartilhe, divulgue, ajude-nos nesse projeto! Acesse o PADRIM do SMJ e contribua: www.padrim.com.br/salvomelhorjuizo ======== *Gilmar Ferreira Mendes é ministro do Supremo Tribunal Federal e professor de direito constitucional da Universidade de Brasília (UnB).
1 hr 13 min
More episodes
Search
Clear search
Close search
Google apps
Main menu