44 # História No Cast - Como as Epidemias Moldaram a Política e a Sociedade Brasileira
Play • 1 hr 10 min

Nesse episódio iremos falar sobre como as doença que assolavam o Brasil moldaram a sociedade brasileira como em questões ligadas ao urbanismo e a segregação socia.

Távola Redonda do Episódio:


Leandro Marin - graduando de licenciatura em História pela UFRRJ, dono e criador da História No Paint


Diego das Neves - que é graduado em História pela UFRRJ e mestre em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. Também é pesquisador da área de arte sequencial com enfase na utilização deste estilo de arte na educação e suas influências no mundo contemporâneo


Igor Ribeiro - graduando de licenciatura em História pela UFRRJ


Idevarte Aredes - graduando de licenciatura em Geografia pela UFJF


Convidado especial:


Paulo Rezzutti -  que possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (1997). Membro titular do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (2012). Escritor, pesquisador e biógrafo. Autor das obras: Titília e o Demonão. Cartas inéditas de D. Pedro I à Marquesa de Santos, que traz material inédito localizado na Hispanic Society of America, em Nova Iorque e da biografia: Domitila, a verdadeira história da Marquesa de Santos finalista na categoria Biografia do Prêmio Jabuti e do 2º Prêmio Brasília de Literatura de 2014. Consultor técnico da arqueóloga Valdirene do Carmo Ambiel em questões referentes a Patrimônio Histórico e a história da Família Imperial Brasileira durante o estudo dos remanescentes humanos dos primeiros imperadores do Brasil sepultados na Cripta Imperial do Monumento à Independência, em São Paulo. Como arquiteto, foi o responsável técnico pelo trabalho de retirada do esquife da Imperatriz D. Amélia, que se encontrava emparedado no local. É autor de diversos artigos a respeito da história do Primeiro Reinado e seus personagens, bem como a respeito de História de São Paulo. É colaborador da Revista Aventuras na História, Revista de História da Biblioteca Nacional, Revista Carta Fundamental, Revista História Viva, Veja, entre outras. Tem experiência na área de arquitetura, urbanismo, história do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Memória, Cultura Escrita, Historicidade, Acervos, Escritos, História das populações indígenas; Séculos XVII, XVIII e XIX; Marquesa de Santos; Mulheres na história do Brasil; História do império do Brasil (1822-1889). Membro do Grupo de Pesquis:História e memória das políticas educacionais no território fluminense" (Uerj/CNPq)

More episodes
Search
Clear search
Close search
Google apps
Main menu