#28 Guerra do Afeganistão, surgimento do Talibã e de Osama Bin Laden (20 anos dos ataques de 11 de setembro - 02)
Play • 29 min

#28 Guerra do Afeganistão, surgimento do Talibã e de Osama Bin Laden (20 anos dos ataques de 11 de setembro - 02)

Por que os Estados Unidos invadem o Afeganistão e tiram do poder o Talibã, em 2001? Por que os EUA atacam o Iraque em 1990 e, posteriormente, em 2003? Para entendermos estes pontos, os quais serão tratados no capítulo 3, temos que levar em consideração os seguintes acontecimentos que serão tratados neste episódio: Guerra do Afeganistão (1979), o surgimento do Talibã a partir deste conflito, o surgimento da Al-Qaeda e, por último, a Guerra do Golfo. Vem fazer uma análise internacional com a gente!

Guia do episódio:

A Guerra do Afeganistão e o surgimento do Talibã e da figura de Osama Bin Laden (0:50); O pós-guerra do Afeganistão e a subida do Talibã do poder (8:20); A criação da Al-Qaeda (14:40); e a Guerra do Golfo (19:20).

Além dos apresentadores Felipe Dalcin e Júlia Moreno, contamos com a participação de Bárbara Diniz (@brbr_cdiniz), Editora Chefe da Revista Relações Exteriores e Leandro Loureiro (@loureiroleandro), professor na Escola Superior de Relações Internacionais (ESRI).

Participantes:

A Bárbara é graduada em relações internacionais e mestre em relações internacionais com ênfase em inteligência, estratégia e contraterrorismo pela PUC Minas. Atualmente é editora-chefe da revista relações exteriores e editora colaboradora da revista E-international relations. É pesquisadora membra do Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia (ISAPE) e do British International Studies Association (BISA).

Já o Leandro é doutorando e mestre em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel em Relações Internacionais pelo IBMEC. Professor da Escola Superior de Relações Internacionais.

More episodes
Search
Clear search
Close search
Google apps
Main menu