#19 Quais são os impactos das criptomoedas no sistema monetário internacional? (Série Criptomoedas – 03)
Play • 31 min

Chegamos no terceiro e último episódio da série Criptomoedas, o qual debatemos alguns aspectos importantes para entendermos os impactos das moedas virtuais no sistema monetário internacional. Primeiro, exploramos o que o caso Elon Musk e Bitcoin pode representar para os investimentos em moedas virtuais. Posteriormente, analisamos os efeitos e respostas das criptomoedas para os governos e como estes podem reagir em relação a virtualização da moeda. Depois, o nosso convidado, Alessandro Clementino, nos aponta um panorama do mercado de trabalho que as moedas virtuais podem gerar; e, por último, deslumbramos prognósticos para o futuro das criptomoedas. Vem com a gente acompanhar o desfecho desta série!

Guia do episódio:

Algumas ponderações do caso Elon Musk (0:50); Quais são os impactos das criptomoedas para os Bancos Centrais? (4:50); Moedas virtuais criadas pelos Estados (8:50); A criação da criptomoeda brasileira (15:40); O mercado de trabalho que as criptomoedas pode gerar (18:00); Qual o futuro da virtualização da moeda? (22:30)

Além dos apresentadores Felipe Dalcin e Júlia Moreno, contamos com a participação do Alessandro Clementino que é Servidor Público Federal no Departamento de Segurança do Banco Central do Brasil.

O Alessandro Clementino é Bacharel em Ciências Econômicas e mestre em Relações Internacionais. Membro pesquisador da rede de pesquisa em Terrorismo, Radicalização e Crime (TRAC). Sua área de pesquisa se concentra em temas relacionados ao crime organizado e ao financiamento do terrorismo, moedas virtuais, Bitcoin, inclusão digital financeira e gerenciamento de riscos. Atua, desde 2010, como Servidor Público Federal no Departamento de Segurança do Banco Central do Brasil, onde exerce atividades voltadas para segurança institucional, inteligência e gestão de riscos.

More episodes
Search
Clear search
Close search
Google apps
Main menu