#39 O Porquê da Crise Energética Brasileira em 2021 (Matrizes Energéticas e RI – 03)
Play • 31 min
No Terceiro episódio da série “Matrizes Energéticas e RI” desbravamos o porquê da atual crise energética do Brasil em 2021. Para isto, debatemos o histórico da matriz energética brasileira e sua dependência das hidroelétricas, diferenciamos matriz energética e matriz elétrica, elencamos os principais aspectos que levaram a crise energética brasileira em 2021 e outros aspectos. Vem fazer uma Análise Internacional com a gente!
Guia do Episódio:
1. A diferença entre matriz energética e matriz elétrica (0:53);
2. O histórico da matriz energética e sua dependência das hidroelétricas (2:40);
3. O processo de inovação tecnológico para mudança de consumo de produtos (9:40);
4. As hidroelétricas e seus impactos ambientais (11:30);
5. Crise energética brasileira (12:30);
6. O problema de depender das hidroelétricas (16:30);
7. A falta de políticas brasileiras para produção de energia renovável (22:40);
8. O papel das queimadas para o baixo nível dos rios brasileiros (24:00);
9. O impacto do preço energético para a população brasileira (25:00);
10. Os números da crise energética brasileira (28:30);
11. Considerações finais do episódio (30:00).
Participantes:
Além dos apresentadores Felipe Dalcin e Júlia Morenos, contamos com a participação da Aimara Aguiar (@aimaraterena) que é Mestra em RI pela PUC-Minas e do Leandro Ferreira(@leferreiraafp) o qual é doutor pela Economia da Inovação pela FSU Jena Alemanha e coordenador do podcast @afropai.
A Aimara Cobério Terena de Aguiar é pesquisadora na área de energia e meio ambiente; Mestra em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Bacharel em Relações Internacionais pela PUC-Minas; auxiliar de edição da Revista Carta Internacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais; pesquisadora associada ao Instituto Sul-americano de Política e Estratégia (ISAPE) Integrante do Grupo de Pesquisa das Potências Médias/ Middle Power Research Group; e membro da UNICLIMA, uma Organização formada por estudantes universitários.
Já o Leandro Ferreira é Doutor em relações internacionais pela PUC Minas Brasil e Economia da Inovação pela FSU Jena Alemanha. Professor de Relações Internacionais. Membro do Steering Group do Network for Early Career Researchers in Sustainability Transition - NEST. Suas pesquisas e publicações se concentram nas temáticas de transições energéticas, política energética e políticas de inovação orientadas por missões. Host do podcast AfroPai.
More episodes
Search
Clear search
Close search
Google apps
Main menu