#29 Os ataques de 11 de setembro e a declaração da “Guerra ao Terror” (20 anos dos ataques de 11 de setembro)
Play • 41 min

Qual foi o impacto dos ataques de 11 de setembro para o sistema internacional? O que foi a declaração estadunidense da “Guerra ao Terror”? Por que os Estados Unidos invadiram o Afeganistão e tiraram o Talibã do poder após sofrem os atentados terroristas? Estas perguntas pautaram o nosso debate no terceiro episódio da série “20 anos dos ataques de 11 de setembro”. Venham fazer uma análise internacional com a gente!

Guia do episódio:

Os ataques de 11 de setembro de 2001 (0:40); a declaração da “Guerra ao Terror” (13:05); as consequências da Guerra ao Terror para o Sistema Internacional (23:00); A invasão norte-americana do Afeganistão (32:30); A prisão de Guantánamo e as violações estadunidenses dos Direitos Humanos (36:00); e, a contratação de mercenários por parte dos EUA (37:00).

Participantes:

Além dos apresentadores Felipe Dalcin e Júlia Moreno, contamos com a participação de Bárbara Diniz (@brbr_cdiniz), Editora Chefe da Revista Relações Exteriores e Leandro Loureiro (@loureiroleandro), professor na Escola Superior de Relações Internacionais (ESRI).

A Bárbara é graduada em relações internacionais e mestre em relações internacionais com ênfase em inteligência, estratégia e contraterrorismo pela PUC Minas. Atualmente é editora-chefe da revista relações exteriores e editora colaboradora da revista E-international relations. É pesquisadora membra do Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia (ISAPE) e do British International Studies Association (BISA).

Já o Leandro é doutorando e mestre em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel em Relações Internacionais pelo IBMEC. Professor da Escola Superior de Relações Internacionais.

More episodes
Search
Clear search
Close search
Google apps
Main menu