#6 - Análise do poema O Uraguai, de Basílio da Gama + Entrevista com Carlos Marés, ex-presidente da FUNAI (p.1)
Play • 59 min

Pensando no dia 19 de abril, abrimos o 6º episódio de "Narrativas do Antropoceno" com a abordagem de um assunto delicado: qual a forma politicamente correta de nos referirmos aos povos que já viviam em nosso território muito antes da chegada de Cristóvão Colombo? 

Em seguida, analisamos o poema "O Uraguai", de Basílio da Gama, representativo do Arcadismo Brasileiro mas, também, a primeira grande obra a tratar de temática indígena sob a perspectiva lírica. Participou desta análise literária o prof. Ricardo Antonio Lucas Camargo (UFRGS e PGE-RS). 

Na segunda metade do episódio, entrevistamos o prof. Carlos Marés, ex-presidente da FUNAI, que nos falou de sua trajetória política, acadêmica e profissional, contando como foi que surgiu o Direito Socioambiental. Marés falou da importância da Antropologia para o Direito e das questões mais polêmicas envolvendo povos originários - demarcação de terras, autoidentificação etc. A entrevista foi concedida a Guilherme Purvin, Sheila Pitombeira e Emanuel Fonseca Lima e, devido à sua extensão, prosseguirá no próximo episódio. 

A ficha técnica do episódio está em https://www.revista-pub.org/post/na-95. Ali você encontrará referência aos livros e vídeos consultados.

More episodes
Search
Clear search
Close search
Google apps
Main menu