Miastenia - O que Causa a Miastenia gravis?
Play • 2 min

O que causa a Miastenia é o mau funcionamento da junção neuromuscular, que pode acontecer por uma desregulação do sistema imunológico ou por fatores que impeçam a ação da acetilcolina, o neurotransmissor responsável por estimular a contração muscular.


Há diversas formas de classificação dos tipos de miastenia. Basicamente, a doença é classificada em dois tipos básicos em adquirida ou congênita. Cada tipo de miastenia tem uma causa diferente:


  • Adquirida: Corresponde a grande maioria dos casos. É a forma dos adultos. Neste tipo, a causa da miastenia é um distúrbio autoimune.
  • Congênita: Corresponde a minoria dos casos. É uma forma mais frequente na infância e adolescência. Nesse tipo, a causa da miastenia são alterações genéticas que determinam o mau funcionamento da junção neuromuscular.


Uma vez que o receptor de acetilcolina é bloqueado, há falha da comunicação entre nervos e músculos. Esse defeito na transmissão dos impulsos nervosos para os músculos causa a  fraqueza e fadiga característica da doença.


Por que Miastenia gravis?


O termo "Miastenia" tem origem grega e latina, "mys" = músculo, "astenia" = fraqueza e "gravis" = pesado. Classicamente, a doença é descrita como um doença que causa fraqueza muscular, associado a fadiga e cansaço.


Saiba mais sobre Miastenia gravis. Leia nossos artigos:



More episodes
Search
Clear search
Close search
Google apps
Main menu