Prepare-se para um 2021 difícil na economia
Play • 18 min
Você que é nosso ouvinte tem um valor especial para assinar a Gazeta do Povo: apenas R$ 0,99 no primeiro mês! Com a assinatura do jornal, você acessa notícias, colunas e outros conteúdos exclusivos. É só clicar no link https://bit.ly/promopodcast e conferir.

- Crescimento de 7,7% do PIB no terceiro trimestre foi comemorado pelo governo, mas ficou mais perto das projeções consideradas pessimistas. Este episódio do podcast 15 Minutos tem como convidado o Fernando Jasper, editor de Economia da Gazeta do Povo. Nós vamos analisar os números do PIB e falar sobre as projeções para a economia do país daqui pra frente.

***

Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro, Jenifer Ribeiro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.
Estadão Notícias
Estadão Notícias
Estadão
Pesadelo à vista: caminhoneiros vão parar?
Em 2018, no final do governo Temer, o abastecimento de todo o território brasileiro foi impactado pela greve dos caminhoneiros, com filas, falta de produtos e aumento de preços.  Agora, quase três anos depois, a promessa de uma nova paralisação preocupa. Os caminhoneiros ameaçam uma nova greve geral a partir de 1º de fevereiro, e sem data para acabar. Um dos principais motivos é o aumento no preço dos combustíveis, anunciado pela Petrobrás no último dia 26. Além disso, a categoria protesta contra o reajuste da tabela de frete, considerado insuficiente para cobrir o aumento dos custos. Enquanto isso, o governo tenta acalmar os ânimos. O Ministério da Economia está estudando a possibilidade de uma redução do PIS/Cofins sobre o combustível. Mas a tarefa não é fácil. A redução precisa ser compensada com o aumento de outro tributo ou com o corte de algum subsídio. O presidente Jair Bolsonaro chegou a fazer um apelo aos caminhoneiros, pedindo que desistam da paralisação Que impacto teria uma nova greve no território brasileiro, especialmente durante um cenário de pandemia? O que mais reivindicam os caminhoneiros? O que a situação significa para a economia do País? No episódio de hoje, conversamos com Aline Feltrin, repórter do Estradão e com a economista Juliana Inhasz, professora de economia do Insper. O Estadão Notícias está disponível no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, ou no agregador de podcasts de sua preferência.  Apresentação: Emanuel Bomfim Produção/Edição: Gustavo Lopes, Ana Paula Niederauer e Bárbara Rubira Sonorização/Montagem: Moacir Biasi See omnystudio.com/listener for privacy information.
23 min
Ao Ponto (podcast do jornal O Globo)
Ao Ponto (podcast do jornal O Globo)
O Globo
Auxílio Emergencial: como fica quem perdeu o benefício?
Em dezembro, o governo depositou a última parcela do Auxílio Emergencial, um benefício que ajudou cerca de 60 milhões de brasileiros que ficaram sem renda na pandemia. Mas a fonte secou, e a folga criada pelo chamado orçamento de guerra, que vigorou ao longo de 2020, já não existe. No entanto, a vacinação engatinha e, diferentemente das previsões feitas pelo presidente Jair Bolsonaro, a pandemia, com suas mortes e hospitais lotados, só piorou depois da virada do ano. Nesse cenário, a economia também não voltou ao normal. Pesquisa Datafolha, divulgada na segunda-feira, mostra que 69% dos brasileiros que receberam o auxílio emergencial ainda não encontraram outra fonte de renda. O efeito se dá de forma imediata sobre os números da pobreza e da extrema pobreza, o que mobiliza o Congresso. Os parlamentares pressionam a equipe econômica para que atue, mas o ministro Paulo Guedes deixou claro, na terça-feira, que a escolha não será nada simples. Disse que a prorrogação do benefício demandaria uma "trava" em outros setores, como educação e segurança. Nesse cenário, o Congresso e o governo fazem as contas e tentam encontrar uma fórmula para atender a essa população. No Ao Ponto desta quinta-feira, os repórteres Cássia Almeida e Marcello Corrêa explicam o impacto da interrupção do programa e quais são as propostas para frear o agravamento da pobreza.
28 min
More episodes
Search
Clear search
Close search
Google apps
Main menu