Mamilos
Mamilos
Aug 30, 2019
Vegetarianismo
Play episode · 2 hr 19 min

Estamos batendo recordes, mas não há nada para se orgulhar.

Entre janeiro e agosto deste ano, as queimadas aumentaram 83% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Inpe. O número é o maior em sete anos, com quase 73 mil pontos de incêndios registrados. As queimadas atingiram a tríplice fronteira entre Brasil, Bolívia e Paraguai, consumindo mais de 20 mil hectares de vegetação.

A causa? A ação de desmatadores.

Em um artigo no Estadão, o engenheiro ambiental Tasso Azevedo explica: “É parte da dinâmica do desmatamento em regiões tropicais. Primeiro, se põem abaixo as grandes árvores; depois passa o correntão para derrubar a vegetação mais baixa; e depois de algumas semanas secando, ateia-se fogo a fim de terminar o serviço”.

Essa estratégia chamou mais atenção pelo planejamento no Pará, onde no dia 10 de agosto aconteceu o “Dia do Fogo”, quando produtores rurais começaram um movimento via WhatsApp para atear fogo nas áreas da Floresta Amazônica para plantar pasto.

A cobertura midiática nacional não focava muito nos incêndios até que, na segunda-feira, dia 19 de agosto, São Paulo viveu um momento inesquecível: algo escureceu o céu da cidade e fez com que o “dia virasse noite” às 3 da tarde. Neblina? Tempestade? Que nada. Era uma camada densa de fumaça. O fenômeno atingiu também outras cidades do Brasil e da Bolívia.

O assunto explodiu. Noticiários do mundo inteiro estão destacando o aumento dos incêndios na Amazônia e as declarações de Bolsonaro sobre essa questão. O G7, grupo que reúne os países mais industrializados do mundo, ofereceu 20 milhões de dólares para ajudar a cobrir os custos da operação para apagar os incêndios. Jair Bolsonaro ainda não comunicou se aceitará a ajuda.

A atenção mundial para as queimadas nos leva à reflexão sobre os custos da pecuária para o meio ambiente. Todo esse investimento nos torna um dos principais produtores e exportadores mundiais de carne. A pecuária corresponde a 6,6% do PIB nacional em 2018, movimentando cerca de 264 bilhões de reais.

A gravidade da emergência que estamos enfrentando nos ajuda a trazer para a pauta uma discussão incômoda, que sempre protelamos. Será que está na hora de repensar nosso consumo de carne e de outros produtos de origem animal?

Essa já é uma tendência de comportamento crescente e também é um mercado cheio de potencial: 55% dos entrevistados pelo IBOPE disseram que consumiriam mais produtos sem qualquer ingrediente de origem animal.

Para construir a ponte entre quem não consegue considerar a hipótese de abrir mão do seu bife e quem é ativista da causa animal, escolhemos abordar o tema através do relato de três pessoas que fizeram a escolha pelo vegetarianismo a partir de diferentes perspectivas e por motivos diversos. E pra costurar essas histórias com a gente, convidamos um xodó da audiência pra quebrar o gelo. Na mesa, contamos com a presença de Eduardo Jorge, médico sanitarista, ex-deputado estadual, federal e ex-Secretário da Saúde e do Meio Ambiente de São Paulo.

Vem com a gente e dá o play neste Mamilos!

========
BRADESCO AJUDA VOCÊ A EMPREENDER

Hoje o recado do Bradesco é mão na massa: quantas de nós não estamos tentando fazer virar um negócio? Tem muita gente nesse momento de vida, imaginando e fazendo do seu jeito o seu próprio ganha-pão.

Lembro da história linda da Ana Paula Xongani sobre como ela passou por esse processo de imaginar um negócio, ter medo, mas seguir e criar. Pra apoiar, o Bradesco construiu uma oferta de conta MEI – que é o micro empreendedor individual. Você confere mais sobre isso em banco.bradesco/mei! O filme que o Bradesco fez pra essa campanha tá lindo, cheio de referências da força e atitude que a gente precisa pra enfrentar e colocar de pé uma empresa individual. Corre lá no canal do banco no Youtube pra assistir!

========
CAMBLY ENSINA INGLÊS 24 HORAS POR DIA

A gente sabe que quem ouve o Mamilos e outros podcasts quer usar um tempo de deslocamento ou de tarefas do dia pra se informar ou se entreter. E sabe o que mais dá pra fazer quando sobra um tempinho? Aprender inglês com o Cambly!

O Cambly é a única plataforma de aulas de inglês online que cria pontes entre alunos e professores de inglês nativos de língua inglesa instantaneamente. Como uma Netflix, só que de aulas particulares ao vivo, 24h por dia.

Lá é tudo super flexível. Você pode escolher quanto tempo de aula quer fazer, quantos dias na semana, o sotaque do professor, o tipo de aula que quer ter e até dá pra escolher um professor que também goste das mesmas coisas que você, que goste de podcast, por exemplo! E dá pra fazer aulas on demand, mas também dá pra reservar horário se a pessoa preferir.

E você, ouvinte querido, também pode fazer uma aula totalmente grátis e conhecer o Cambly.. É só você acessar o Cambly e usar o nosso código MAMILOS. E se você tem criança em casa, a aula experimental no Cambly Kids custa só 1 real!

========
PROJETO LIMPEZA NA PRAIA

Nos últimos programas a gente tem falado sobre como a FARM acredita em preservar a natureza, sua grande fonte de inspiração. Agora, junto doInstituto Aqualung, a marca quer convidar você para um dos eventos do Projeto Limpeza na Praia!

Essa iniciativa foi criada em 2004 pelo Instituto Aqualung. É um projeto de
educação ambiental que tem o objetivo de ajudar a diminuir um dos maiores problemas ambientais da atualidade: as crescentes montanhas de resíduos produzidas pela sociedade de consumo. São promovidos quatro grandes eventos por ano de limpeza nas praias, rios e lagoas e todo mundo pode ir pra fazer sua parte pela preservação do meio-ambiente!

E o próximo será apoiado pela FARM! Será no dia 21 de setembro, na praia de Copacabana, de 09h às 13h, em frente ao hotel Marriot. Pra você saber mais, entre lá no site institutoaqualung.com.br! E não se esqueça de seguir o Instagram da FARM (@AdoroFARM) e conferir o site farmrio.com.br!

========
FALE CONOSCO

. Email: mamilos@b9.com.br
. Facebook: aqui
. Twitter: aqui

========
CONTRIBUA COM O MAMILOS

Quem apoia o Mamilos ajuda a manter o podcast no ar e ainda recebe toda semana um apanhado das notícias mais quentes do jeito que só o Mamilos sabe fazer. É só R$9,90 por mês! Corre ler, quem assina tá recomendando pra todo mundo.
https://www.catarse.me/mamilos

========
EQUIPE MAMILOS

Edição – Caio Corraini
Produção – Beatriz Fiorotto
Apoio a pauta – Jaqueline Costa e grande elenco
Publicação – Pedro Strazza

========
CAPA

A capa dessa semana é de autoria de Johnny Brito.

========
FAROL ACESO

Eduardo: Livro “Alimentação Sem Carne” e filme “A Melhor Juventude”;
Cris: Filme “O Patrão: Radiografia de um Crime”;
Ju: Série “Shtisel” e filme “Okja”.

Finitude
Finitude
B9
Finitude: 2 anos no ar
Esse episódio do Finitude é um pouquinho diferente do habitual. Trata-se da gravação de um conteúdo que originalmente foi ao vivo, uma live no dia 18 de outubro de 2020, quando o nosso podcast completou 2 anos. E a gente te convida a comemorar. São seis mesas, com 9 convidados que já foram entrevistados aqui no Fini e também os nossos colunistas: Tom Almeida e Fininho. *** O podcast Finitude foi criado por Renan Sukevicius e é apresentado por Juliana Dantas. O Finitude está no Instagram (@finitudepodcast) e no Twitter (@podcastfinitude). Para ser um apoiador, acesse www.apoia.se/finitudepodcast. O Finitude é um podcast da Rádio Guarda-chuva, que é a primeira rede brasileira dedicada exclusivamente a podcasts jornalísticos. O Finitude também é associado à rede B9. Episódios novos no seu tocador toda terça-feira. Você pode encontrá-los no Spotify, Orelo, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e demais agregadores. Para contatos comerciais, escreva para finitudepodcast@gmail.com. Trilha sonora: "Odyssey" by Kevin MacLeod (https://incompetech.com ) License: CC BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ ) Music from https://filmmusic.io "Industrious Ferret" by Kevin MacLeod (https://incompetech.com) License: CC BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ ) Music from https://filmmusic.io Music from https://filmmusic.io "Every Passing Second" by Otis Galloway () License: CC BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ )
1 hr 55 min
Braincast
Braincast
B9
O vício em indignação
A gente adora consumir e repassar tudo o que nos causa indignação. E mais, quem não tá indignado tá errado! Todo esse comportamento nos torna pessimistas e descrentes. E quando mais pessimista e descrente, mais indignação a gente quer consumir e espalhar. Ficamos viciados em indignação. No Braincast 380, Carlos Merigo, Cris Dias, Ana Freitas, Marko Mello, Luiz Hygino e Rosana Hermann debate se o vício em indignação é real ou se faz parte de um mundo polarizado. Como isso nos afeta emocionalmente? As redes sociais nos ajudam a ficar preso num ciclo infinito de indignação? Se indignar não faz parte de um processo de tomada de ação? Ouça! ===== TAKE BLIP Já parou pra pensar como seria muito mais difícil a comunicação sem a tecnologia e todas as ferramentas digitais? Muitas empresas dependem exclusivamente dessas plataformas. Principalmente nesse momento do mundo. A tecnologia é essencial para manter ativo o contato com clientes, colaboradores e fornecedores. Há 20 anos, Take Blip desenvolve ferramentas e integrações de comunicação digital que transformam negócios. Seja no WhatsApp, Telegram, Facebook Messenger, SMS, Microsoft Teams, ou onde seu público estiver. Take Blip é uma plataforma que proporciona contatos inteligentes entre seus clientes, atendentes e vendedores. Automatizando o contato com seu público e fornecendo formas eficientes de analisar todos os dados. Mais de 80 milhões de mensagens já foram trocadas utilizando os serviços Take Blip, por clientes como Coca-Cola, Itaú, Casas Bahia, Ponto Frio e muitos outros. Acesse www.take.net e digitalize o contato da sua empresa com quem é especialista no assunto. =====ASSINE O BRAINCAST E FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO FECHADO Assinando o Braincast você pode interagir com a gente em grupos fechados no Facebook e Telegram, além de receber conteúdo exclusivo. Faça download do PicPay para iOS ou Android, clique em “Pagar”e procure pelo Braincast, ou então acesse a URL: picpay.me/braincast =====QUAL É A BOA? Para saber mais informações sobre as indicações dos podcasters da mesa, acesse http://qualeaboa.b9.com.br. =====FICHA TÉCNICA O Braincast é uma produção B9 Apresentação: Carlos Merigo Coordenação geral: Carlos Merigo, Ju Wallauer e Cris Bartis Produção e apoio à pauta: Bia Fiorotto Edição e Sonorização: Alexandre Pottaschef e Mariana Leão Identidade visual: Johnny Britto Coordenação digital: Agê Barros, Pedro Strazza, Lucas de Brito e Hiago Vinicus Atendimento e Comercialização: Rachel Casmala, Camila Mazza e Telma Zenaro ===== Críticas, comentários, sugestões para braincast@b9.com.br ou nos comentários desse post.
1 hr 33 min
Naruhodo
Naruhodo
Naruhodo, Ken Fujioka, Altay de Souza, B9
Naruhodo #257 - Sons binaurais ajudam a nossa mente?
Eles prometem mais concentração, mais memória, mais criatividade... São os sons binaurais, que viraram sensação no Youtube. Mas há evidências científicas de que eles trazem reais benefícios para nossas mentes? Confira no papo entre o leigo curioso, Ken Fujioka, e o cientista PhD, Altay de Souza. OUÇA (47min 25s) * Naruhodo! é o podcast pra quem tem fome de aprender. Ciência, senso comum, curiosidades, desafios e muito mais. Com o leigo curioso, Ken Fujioka, e o cientista PhD, Altay de Souza. Edição: Reginaldo Cursino. http://naruhodo.b9.com.br * PARCERIA: ALURA A Alura tem mais de 1.000 cursos de diversas áreas e é a maior plataforma de cursos online do Brasil -- e você tem acesso a todos com uma única assinatura. Aproveite o desconto de R$100 para ouvintes Naruhodo no link: https://www.alura.com.br/promocao/naruhodo * REFERÊNCIAS Binaural Beat: A Failure to Enhance EEG Power and Emotional Arousal https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5694826/ 90 Minutes of Focused Studying: The Best Binaural Beats https://www.youtube.com/watch?v=eqKQACO4HAk The Effect of Binaural Beats on Visuospatial Working Memory and Cortical Connectivity https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0166630 Binaural Auditory Beats Affect Vigilance Performance and Mood https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0031938497004368?via%3Dihub Efficacy of binaural auditory beats in cognition, anxiety, and pain perception: a meta-analysis https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs00426-018-1066-8 Binaural auditory beats affect long-term memory https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs00426-017-0959-2 A prospective, randomised, controlled study examining binaural beat audio and pre‐operative anxiety in patients undergoing general anaesthesia for day case surgery* https://associationofanaesthetists-publications.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/j.1365-2044.2005.04287.x Modulation of Item and Source Memory by Auditory Beat Stimulation: A Pilot Study With Intracranial EEG https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fnhum.2018.00500/full Binaural Beats through the Auditory Pathway: From Brainstem to Connectivity Patterns https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7082494/ The Effects of Binaural and Monoaural Beat Stimulation on Cognitive Functioning in Subjects with Different Levels of Emotionality https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7204407/ 40-Hz Binaural beats enhance training to mitigate the attentional blink https://www.nature.com/articles/s41598-020-63980-y Modulation of Mind Wandering Using Auditory Beat Stimulation: a Pilot Study https://link.springer.com/article/10.1007/s41465-019-00137-4 Event-related potentials to single-cycle binaural beats of a pure tone, a click train, and a noise https://link.springer.com/article/10.1007/s00221-019-05638-4 Inter- and intra-individual variability in alpha peak frequency https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1053811914000792 EEG alpha and theta oscillations reflect cognitive and memory performance: a review and analysis https://www.sciencedirect.com.sci-hub.st/science/article/abs/pii/S0165017398000563 Naruhodo #26 - Meditação faz bem pra saúde? https://www.b9.com.br/shows/naruhodo/naruhodo-26-meditacao-faz-bem-pra-saude-segundo-ciencia/ Naruhodo #106 - Hipnose funciona? – Parte 1 de 2 https://www.b9.com.br/81140/naruhodo-106-hipnose-funciona-parte-1-de-2/ Naruhodo #107 - Hipnose funciona? – Parte 2 de 2 https://www.b9.com.br/81509/naruhodo-107-hipnose-funciona-parte-2-de-2 Naruhodo #131 - O que é ASMR? https://www.b9.com.br/shows/naruhodo/naruhodo-131-o-que-e-asmr/ Naruhodo #240 - Porque ruídos nos incomodam tanto? https://www.b9.com.br/shows/naruhodo/naruhodo-240-por-que-ruidos-nos-incomodam-tanto/ Podcasts das #Minas: POTOCAS #MulheresPodcasters https://open.spotify.com/show/5aNl3vxi4R0JLH9DEfgSzW * APOIE O NARUHODO! Você sabia que pode ajudar a manter o Naruhodo no ar? Ao contribuir, você pode ter acesso ao grupo fechado no Telegram, receber conteúdos exclusivos e ter vantagens especiais. Assine o apoio mensal pelo PicPay: https://picpay.me/naruhodopodcast
47 min
Durma com essa
Durma com essa
Nexo Jornal
Extratos da Semana 23.10.20
A oposição anticientífica do presidente ao imunizante desenvolvido por um laboratório chinês. A aprovação de Kassio Nunes Marques no Senado para virar ministro do Supremo. A vitória do candidato de Evo Morales na Bolívia. O processo histórico contra o Google nos EUA. E mais. Confira a programação do festival “O Brasil em Debate”, do Nexo Jornal e do Nexo Políticas Públicas e se inscreva gratuitamente: https://eventos.nexojornal.com.br/festival Aproveite e também se cadastre na newsletter “Durma com essa”, o novo boletim diário noturno do Nexo que, além de trazer o podcast, apresenta os destaques da produção do jornal. https://www.nexojornal.com.br/newsletter-durma Link para as matérias citadas: Como Bolsonaro desautoriza seus ministros da Saúde https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/10/21/Como-Bolsonaro-desautoriza-seus-ministros-da-Sa%C3%BAde Qual o papel da Anvisa na crise das vacinas aberta por Bolsonaro https://www.nexojornal.com.br/podcast/2020/10/22/Qual-o-papel-da-Anvisa-na-crise-das-vacinas-aberta-por-Bolsonaro A crise das vacinas e os limites da ideia de um Bolsonaro moderado https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/10/22/A-crise-das-vacinas-e-os-limites-da-ideia-de-um-Bolsonaro-moderado A aprovação de Kassio comparada a de outros ministros do Supremo https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/10/21/A-aprova%C3%A7%C3%A3o-de-Kassio-comparada-a-de-outros-ministros-do-Supremo O modelo brasileiro de escolha de ministros do STF sob análise https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/10/20/O-modelo-brasileiro-de-escolha-de-ministros-do-STF-sob-an%C3%A1lise O impacto da vitória declarada do aliado de Evo na Bolívia https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/10/19/O-impacto-da-vit%C3%B3ria-declarada-do-aliado-de-Evo-na-Bol%C3%ADvia O que diz o processo do governo americano contra o Google https://www.nexojornal.com.br/podcast/2020/10/20/O-que-diz-o-processo-do-governo-americano-contra-o-Google
7 min
Rádio Escafandro
Rádio Escafandro
B9
36: Duas vezes cadeia
As histórias de dois homens condenados injustamente se entrelaçam nesse painel do sistema prisional brasileiro. ***** – Colabore com a Rádio Escafandro e receba recompensas. Clique aqui. ***** Saiba mais sobre a Rádio Escafandro em: www.radioescafandro.com ***** – Entrevistados do episódio Damazio Gomes da Silva Advogado do Centro de direitos Humanos de Sapopemba. Gilson Alverto Jardineiro. Petra Pfaller Religiosa das Irmãs Missionárias de Cristo, é alemã, e está no Brasil deste 1991. Formada em Direito pela PUC-GO, possui Especialização em Direitos Humanos pela PUC-GO e Especialização em Direito Penal e Processo Penal pela PUC-GO. É coordenadora nacional da Pastoral Carcerária. Romano José Enzweiler Juiz de direito há 27 anos, atualmente em Forianopolis. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Especializado em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas, e em Gestão e Controle do Setor Público pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. É Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Univali e Mestre em Relações Econômicas e Sociais Internacionais pela Universidade do Minho, Portugal. Doutor em Ciência Jurídica pela Univali, com dupla titulação pela Universidade de Alicante, Espanha. - Ficha técnica: Produção, apresentação e edição: Tomás Chiaverini Trilha sonora: Paulo Gama Mixagem: Vitor Coroa Músicas deste episódio por: Blue Dots, Chad Crouch, Chico Corre & Eletronic Band, Forro in The Dark, Kosta T, Guizado, Marginals e Nctrnm.
1 hr 3 min
More episodes
Search
Clear search
Close search
Google apps
Main menu